Série – Kubernetes

O modelo de aplicações distribuídas tem ganhado bastante atenção do mercado de tecnologia nos últimos anos. Esta “atenção” se deve principalmente a popularização do conceito de computação em nuvem e claro, neste contexto, os containers emergem como atores principais. Se os containers são vetores importantes, tornam-se ainda mais críticos os gerenciadores de clusters de containers. Existem vários no mercado, dentre eles: Swarm, DCOS, Tsuru, etc.

Kubernetes é um robusto orquestrador para clusters de containers desenvolvido pelo Google. Por conta desta robustez, Kubernetes é atualmente o orquestrador que mais ganha popularidade dentre as empresas. Por conta desta popularidade, resolvi criar uma nova série de posts aqui no blog ensinando os conceitos fundamentais sobre Kubernetes. Se você se interessa pelo tema, é mais que bem vindo para acompanhar-me aqui.

 


 

Conteúdos

Post #2 – Kubernetes – Deployment
Este é o segundo post da série sobre Kubernetes. Nele falo um pouco sobre o processo de deployment de containers dentro do cluster e ainda, apresento o processo de preparação de nossa aplicação ASP.NET Core que será utilizada como exemplo durante a confecção dos posts da série. No final, realizamos a publicação desta aplicação no cluster local de Kubernetes.

English version coming soon.

Post #1: Kubernetes – Visão geral
Este é o primeiro post da série e nele, apresento o Kubernetes. Falo um pouco sobre o que é, como funciona, porque tem crescido tanto em popularidade e mostro, em poucos passos, como configurar um ambiente local para emular um cluster gerenciado por Kubernetes.

English version available here: https://blogs.msdn.microsoft.com/fabriciosanchez/2017/05/01/kubernetes-overview/